Atuação

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Mais um pouco sobre o que um RP faz!

Basicamente, as relações públicas gerenciam a comunicação institucional de uma organização, seja ela privada, pública ou do terceiro setor (ONG). Essa é a comunicação que tem como objetivo exclusivo formar uma imagem positiva em torno de uma empresa, pessoa, marca ou até mesmo produto. Assim, nessa área o relações públicas: intermedia o relacionamento entre empresa, funcionários e consumidor; define objetivos de comunicação interna e externa da instituição; planeja, elabora e implanta políticas de comunicação; proporciona interação com os públicos interno e externo; desenvolve projetos de comunicação de diferentes mídias; cria e edita publicações internas e externas, como jornais, revistas, manuais e folders; efetua realizações de eventos; gerencia a comunicação em situações de crise, realiza pesquisas de impacto de produtos da empresa no mercado, entre outros.

Por isso o trabalho desse profissional é muito amplo e pouco delimitado: para realizar a comunicação institucional, é necessário subdividir as atividades em diversas áreas. Para ajudar você a entender melhor a profissão, vamos detalhar as principais delas.

Assessoria de imprensa: a principal tarefa dessa área é cuidar do relacionamento entre uma pessoa, entidade, empresa privada ou órgão público e a imprensa. Mais do que estabelecer relações sólidas com os meios de comunicação, o assessor de imprensa precisa criar situações para a cobertura sobre as atividades do assessorado visando manter ( e até recuperar) uma boa imagem junto à opinião pública. No Brasil, essa profissão é exercida tanto por jornalistas quanto por relações públicas, mas em outros países, a função não é reconhecida como jornalística e sim como de relações públicas.

Atendimento ao consumidor: aqui o relações públicas assume o papel de mediador de interesses e conflitos entre a organização e seus clientes. Para tanto, ele gerencia toda essa área através de treinamentos, orientações e elaboração de comunicados (entre outras ações), sendo responsável pelo esclarecimento de dúvidas, intermediação de acordos e atendimento de reclamações e denúncias apresentadas por consumidores e entidades de classe.

Cerimonial e protocolo: essa é a área que rege as relações e civilidade entre as autoridades constituídas nos âmbitos jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, privado e em todas as instâncias do Poder Público. Não entendeu nada, né? É o seguinte: no cerimonial, o relações públicas deve nortear a conduta de certas formalidades em eventos oficiais, atos solenes e festas públicas, tais como discurso, apresentações etc.; já no protocolo, esse profissional deve orientar a ordem hierárquica que determina normas de conduta dos governos e seus representantes em ocasiões oficiais.

Comunicação digital: a tecnologia digital oferece todas as possibilidades já exploradas na imprensa escrita, no rádio e na televisão, com duas vantagens: a velocidade e a interação. Assim, o indivíduo não fica somente no papel de receptor passivo, há a possibilidade de escolha, há decisões a serem tomadas. Esse estreitamento de relações e a velocidade cada vez maior com que as informações precisam ser compartilhadas fazem com que as organizações tenham cada vez mais cautela ao expor certos conceitos e opiniões. Nessa área, o relações públicas atua na correta disseminação e controle de informações sobre uma organização nas mídias digitais. Mais recentemente, com o crescimento das redes sociais, esse profissional tem usado esses meios para promover de forma institucional uma marca ou produto, buscando o estreitamento da relação empresa-consumidor.

Comunicação interna: esse é um setor que tem como finalidade promover toda a interação possível entre uma organização e seus funcionários. Isso serve para atingir os objetivos finais dessa atividade, que são: garantir a eficácia do processo de melhoria do clima organizacional e sentimento de integração do colaborador com a empresa como um todo.

Gerenciamento de crises: essa é uma atividade que visa a minimização de danos na imagem de uma organização decorrentes de problemas de cunho público. Imagine, por exemplo, um acidente como o que ocorreu com a TAM há três anos. A empresa precisou prestar contas não somente à imprensa, mas também às autoridades públicas e familiares, entre outros. Os responsáveis por essas respostas foram os profissionais que atuaram no departamento de gerenciamento de crises, procurando oferecer o máximo de informações sobre o desastre, mas sem comprometer e buscando manter o e equilíbrio na relação empresa-opinião pública.

Organização de eventos: os eventos são ferramentas de trabalho do relações públicas, que pode usá-los não só para promover uma marca ou produto, mas também como forma de interagir e criar laços entre a instituição e um de seus públicos (funcionários, fornecedores, imprensa, clientes etc.).

Pesquisa de opinião: aqui, o relações públicas elabora, executa e avalia os resultados de um levantamento estatístico com o objetivo de colher informações acerca da percepção que a opinião pública tem sobre determinado produto, marca ou instituição.

Turismo de negócios: esse é um setor mais comum em empresas de grande porte, geralmente multinacionais. Diz respeito a uma viagem realizada por um indivíduo com o propósito de desenvolver empreendimentos lucrativos, fechar acordos ou acertar questões relacionadas à atividade de mercado. Aqui, o relações públicas atua como uma espécie de assessor do visitante durante sua estadia, fazendo as devidas apresentações e dando orientações e informações necessárias.

Fontes: Mundo RP, Aberje e ABRP.

~ por haguiarrocha em novembro 28, 2012.

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